Ranking das Produções Agrícolas de Goiás
Postagem em 7 de novembro de 2024
O estado de Goiás é destaque nas produções agrícolas, principalmente de grãos, sendo o terceiro maior produtor, ficando atrás apenas de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, onde o estado representa 10,6% da produção nacional segundo a pesquisa LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), que é realizada mensalmente pelo IBGE. o Ranking abaixo apresenta as 5 maiores produções do estado.
1º Lugar
Em primeiro lugar está a Soja com 38,8 bilhões de reais, uma produção de 17,4 milhões de toneladas, o que representa 11,14% da produção nacional, com Rio Verde se destacando como maior produtora e o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional
2º Lugar
Ocupando o segundo lugar, a cana de açúcar, com uma produção de 81,5 milhões toneladas produzidas e valor de 10,5 bilhões de reais e aumento de 8,9% na produção, o destaque de produção vai para a cidade de Mineiros e o estado também fica em terceiro lugar na produção de Cana de Açúcar.
3º Lugar
O milho em grão vem ocupando o terceiro lugar, apresentando resultados de 10,5 bilhões de reais e produção de 14,4 milhões de toneladas, com uma alta de 31,9% comparado ao ano de 2022. Rio verde é destaque novamente como maior produtora.
4º Lugar
Em quarto lugar está o tomate, com uma produção de 1,2 milhões de toneladas e um valor de produção de 1,7 bilhões de reais com Cristalina sendo a maior produtora.
5º Lugar
Em quinto e último lugar do ranking está o Sorgo, com um valor de produção de 915 milhões de reais e uma produção de 1,4 milhões de toneladas e aumento de 30,1% na produção comparada com o ano anterior. E Cristalina se destaca novamente na produção.
O estado está sempre se destacando nos rankings de produções nacionais, como por exemplo: fica em terceiro lugar na soja, cana de açúcar e milho em grãos, ocupa o segundo lugar na produção de tomate, ficando atrás apenas de São Paulo e é líder no ranking de sorgo.
Confira mais alguns rankings:
Ranking de Produção Agrícola do Mato Grosso do Sul
Comentários