Ranking da Pecuária Paranaense
Postagem em 26 de setembro de 2024
Reconhecido como um dos estados mais relevantes na pecuária brasileira, o Paraná está bem-posicionado em várias áreas de produção. Seu bom desempenho e qualidade nas criações reflete nas posições de destaque que ocupa em rankings nacionais. O estado tem se mostrado fundamental para fortalecer o setor pecuário do Brasil, tanto para o mercado interno quanto para exportações.
Em 1º lugar com um rebanho de 470 milhões de cabeças estão os galináceos, onde Arapongas é a cidade com maior produção. O estado do Paraná se destaca muito na produção frangos, representando 33,5% da produção nacional, seguido do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que ocupam a segunda e terceira posição respectivamente.
Os bovinos ocupam o 2º lugar do ranking, com 7,9 milhões de cabeças, Ortigueira é considerada a cidade com maior produção. Apesar de ser a segunda maior produção do Paraná, o estado não é bem classificado no ranking nacional, ocupando a 12ª posição.
Em 3º lugar, está a produção de suínos com um rebanho de 652 mil cabeças e Toledo se destaca como maior produtora. O estado é reconhecido como o segundo maior produtor de suínos, ficando atras apenas de Santa Catarina.
Em 4º lugar, com 552 mil cabeças está a produção de codornas, Apucarana é reconhecida como a cidade com maior produção no estado. O Paraná ocupa a 8ª posição no ranking de produção nacional.
5º lugar está a produção de ovinos, com um rebanho de 550 mil cabeças, Guarapuava se destaca como a cidade com maior produção e o estado ocupando também a 8ª posição na produção nacional.
Para realizar o ranking de maiores produções pecuárias do Paraná, foram utilizados os dados da pesquisa realizada pelo IBGE em 2022. Com estes dados, é possível perceber que o Paraná tem números expressivos quando se trata da produção de frango e suínos, ocupando grandes posições.
Comentários