A importância e diferença entre Topografia e Agrimensura
Postagem em 8 de outubro de 2024
Conhecer o terreno antes de realizar a compra é essencial, mas em alguns casos, apenas visitar o local não é suficiente, principalmente se for rural. Para estes casos é necessário ter acesso a topografia ou agrimensura, que são muito simulares, mas existem pequenas particularidades que diferem as atividades.
A agrimensura busca ter prioridade no âmbito legal e jurídico, demarcando as propriedades, estabelecendo limites e garantindo a segurança jurídica e evitando futuros conflitos, além de identificar as áreas de preservação e de impactos ambientais.
Existem 4 tipos de agrimensura, cada uma atendendo uma necessidade de cada projeto. O primeiro tipo é a Agrimensura Topográfica, que é o mapeamento do terreno, incluindo medição de distâncias, ângulos e elevações. O segundo é a Agrimensura Geodésica, que tem como objetivo determinar de forma precisa as coordenadas geográficas. O terceiro tipo é a Agrimensura Cadastral, que é a demarcação da propriedade, criando os registros legais e mapas. E por último, é a Agrimensura de Engenharia, que é voltado para o planejamento de obras civis.
Como exposto, a topografia é um estudo dentro da agrimensura e para as propriedades rurais, ela é capaz de fornecer um mapeamento detalhado de todo o terreno, com informações de metragem, relevo, curvas de nível, áreas de possíveis erosões e apresenta a demarcação dos limites de terrenos.
Além dessas informações, a topografia permite mapear as áreas da propriedade, definindo os locais de plantações e as culturas adequadas, adaptando o manejo de maneira mais equilibrada. Também ajuda a projetar o sistema de irrigação e ter uma aplicação mais precisa dos fertilizantes e pesticidas.
Apesar de pequenas diferenças, a topografia e agrimensura desempenham um papel fundamental, onde a responsabilidade técnica dos levantamentos cabe apenas aos engenheiros cartógrafos e agrimensores.
Confira o vídeo completo no meu canal!
Comentários